REDAÇÃO 

O domínio da linguagem e das técnicas de redação, constitui um dos requisitos fundamentais para a realização social e profissional do indivíduo.  O ensino-aprendizagem da redação tem como objetivo contribuir para a formação da personalidade do aluno, no sentido em que, dotando-o de uma linguagem rica, diversificada e fluente, desenvolve nele a capacidade de compreender, sentir, refletir e julgar.

Várias são as fontes para o aprendizado da linguagem. A primeira encontramos no ambiente familiar: a linguagem dos que convivem com a criança e com o jovem. Essa linguagem, respeitada e tratada com carinho pelo professor, será o ponto de partida de um enriquecimento cada vez maior, graças às novas fontes: a conversa em grupo com colegas e professores e a leitura dos textos, especialmente os literários. A segunda encontramos na escola: a linguagem a ser proposta como fonte principal é a literária.  

Estudamos tipos importantes de descrição, narrativa e dissertação. Nas aulas são abordados inúmeros gêneros literários, incluindo textos de vestibular, seguidos de modelos de redação para serem examinados e desenvolvidos. 

voltar para a página anterior